Infraestrutura dos laboratórios

Atualmente a infraestrutura do PGQA é adequada ao desenvolvimento das pesquisas. A construção de um prédio de 3 andares (térreo, primeiro e segundo) já foi concluída, sendo então distribuídos entre as áreas de Química do estado sólido (térreo), Química Analítica (primeiro andar) e Química Orgânica (segundo andar). Em cada pavimento, são distribuídos laboratórios, sendo:

Térreo:

1) Laboratório de pesquisa Química do estado sólido I – Área disponível 40 m2 contendo infraestrutura para preparo de materiais e catalisadores, bancadas e pequenos equipamentos como muflas, capelas de exaustão, pHmetro, espectrofotômetro UV-VIS, unidade de pirólise e uma sala específica na qual está alocado um  difratômetro de Raios-X (Shimadzu). Nesse espaço, constam dois gabinetes, sendo um destinado para a técnica de Laboratório e o outro para os pesquisadores realizarem seus encontros com os orientandos ou para acomodar pesquisadores visitantes e/ou colaboradores;

2) Laboratório de pesquisa em Química do estado sólido II- Área disponível 40 m2, contendo bancadas, espectrofotômetro, pHmetro, agitadores e destiladores de água, sistema de fotocatálise, banhos termostáticos.

3) Laboratório de eletroforese capilar – Área disponível 30 m2 contendo bancada lateral e bancada central que abriga equipamentos de aquisição mais recente, como um eletroforese capilar com detector de massas, em fase de instalação e um HPLC (já instalado).

Primeiro andar:

1) Laboratório de química ambiental: Área total disponível 47 m2 contendo bancadas laterais e centrais, espectrofotômetro UF-Vis, agitadores orbitais (shakers), pHmetros, centrífugas, balanças analíticas e moinho de bolas, freezers e geladeiras.

2) Laboratório de química analítica: Área total disponível 47 m2 contendo bancadas laterais e centrais, centrifugas, rota-evaporador, balanças analíticas, pHmetros, banho termotatizados, banho ultrassom, estufa com circulação de ar, freezers e geladeiras

3) Laboratório instrumental II- Área total disponível 30 m2 onde serão instalados equipamentos analíticos

Segundo andar:

1) Laboratório de química orgânica- Síntese: Área total disponível 50 m2 contendo reator de micro-ondas, bancadas laterais e centrais

Além dos laboratórios citados no Prédio Específico, o PGQA conta com uma central analítica no térreo do prédio de química, na qual estão instalados os seguintes equipamentos:

1) Laboratório de espectrometria atômica: Área total disponível 14,7 m2 contendo dois espectrômetros de absorção atômica em chama, um espectrômetro de fluorescência atômica e um espectrofotômetro UV-VIS.

2) Laboratório de FTIR: Área total disponível 14,7 m2 contendo um espectrômetro de absorção molecular na região do infravermelho

3) Laboratório de HPLC: Área total disponível 14,7 m2 contendo um cromatográfico líquido de alto desempenho.

4) Laboratório de análise térmica: Área total disponível 14,7 m2 contendo um analisador DSC e TG-DTA.

5) Laboratório de avaliação catalítica: Área total disponível 28,7 m2 contendo um analisador de área, isotermas de adsorção, volume e diâmetro de poros (Micromeritics ASAP 2020), um espectrofotômetro UV-Vis com acessório de reflectância difusa, uma unidade de avaliação catalítica e um cromatógrafos gasosos (Shimadzu).

6) Laboratório de TPR: Área total disponível 14,7 m2 contendo um reator de redução de temperatura programada e um cromatógrafo a gás.

Os laboratórios do PGQA descritos são administrados pelos líderes de grupos de pesquisa, vinculados às áreas de concentração, com apoio de uma técnica.