O programa de Pós-graduação em Química Aplicada – PGQA, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I (DCET I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), oferta um mestrado acadêmico, cujas atividades foram iniciadas em 2006 e é avaliado pela Capes com conceito 3. Entre 2006 e 2020 foram formados mais de 100 mestres em Química que deram prosseguimento na sua formação com obtenção do título de doutor, ou estão atuando em instituições de Ensino Médio e Superior, bem como em diversos ramos do conhecimento, em distintas cidades da Bahia e em outros estados do Brasil.
Desde a implantação do PGQA há uma constante e significativa melhoria da infraestrutura com a construção e/ou ampliação dos laboratórios, assim como aquisição de novos equipamentos analíticos, ampliando as investigações nas áreas de concentração do programa: Tais ações são possíveis por meio de projetos financiados pelas agências de fomento CAPES, FAPESB, CNPq e FINEP, além de parcerias com empresas e programas de financiamento próprios da UNEB como PROPOS, AUXPPG e PROPUBLIC, na busca da consolidação da sua política de pesquisa e pós-graduação com a consequente excelência acadêmica.
OBJETIVOS
Objetivo geral
O Programa de Pós-graduação em Química Aplicada da UNEB, que oferta um mestrado, tem como objetivo principal formar pessoal qualificado com sólidos conhecimentos de Química nas áreas tradicionais (Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica), assim como em áreas correlatas, capazes de exercer atividades profissionais de ensino e pesquisa, com impacto social, atuando em distintos setores. Os mestres formados poderão contribuir com a geração de novos conhecimentos, integrando equipes de pesquisa científica e tecnológica. Pretende-se ainda que os egressos do PGQA estejam aptos para ocupar funções de docência em química em disciplinas do ensino médio e nas universidades.
Objetivos específicos
Formar recursos humanos com capacidade para atuar em empresas e centros de pesquisa em Química, bem como dar continuidade a sua formação em nível de doutorado para desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas prioritárias e estratégicas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico da Bahia e do Brasil.
Formar recursos humanos com capacidade para atuar em ensino, pesquisa e extensão em Química, tanto na educação básica quanto em universidades e institutos federais de educação.
Fomentar a produção e divulgação do conhecimento científico, em veículos de impacto nacional e internacional.
Realizar amplos estudos com vistas ao desenvolvimento de novas metodologias e processos analíticos, de natureza inter e multidisciplinar, voltados para determinação da qualidade de alimentos e fármacos, assim como à determinação de composição de produtos da agroindústria regional.
Realizar amplos estudos ambientais de natureza inter e multidisciplinar voltados para a melhoria da qualidade da água dos rios, assim como do solo de várias regiões do Estado da Bahia.
Realizar amplos estudos com vistas ao desenvolvimento de novos materiais que possam ser aplicados em distintos setores, com impacto científico e tecnológico.
Realizar amplos estudos químicos, biológicos e farmacológicos com plantas visando ao desenvolvimento novos produtos com impacto tecnológico.
Realizar amplos estudos voltados para a síntese de compostos inorgânicos
Ampliar constantemente a infraestrutura do programa, mediante a captação de recursos financeiros em agências de fomento à pesquisa, com vistas à melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão. Contribuir com a qualidade da Educação Básica por meio do desenvolvimento de projetos em colaboração com Colégios Estaduais.